quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O aparecimento da Internet em Portugal

A primeira entidade em Portugal a ter uma ligação à Internet foi a Universidade de Lisboa. Pouco depois, foi a Universidade do Minho.
A comercialização das  ligações à Internet em Portugal começa em 1990, com o PUUG (Portuguese Unix Users Group)
O primeiro servidor web nacional foi activado pelo LNEC(Laboratório Nacional de Engenharia Civil) em 1992.
Em 1993 o acesso à Internet é aberto aos alunos da Universidade do Minho.
Em 1996 existem 10 entidades com licença para prestação de Serviços de Telecomunicações Complementares Fixos, no âmbito dos quais se pode enquadrar o acesso à Internet.
Tal como na generalidade dos países, foi na década de 80 que a Internet passou a ser utilizada em Portugal. Ao princípio, tratava-se apenas do acesso remoto por terminal (via rede telefónica) a computadores de universidades estrangeiras (especialmente na Grã-Bretanha e nos EUA), por parte de ex-estudantes de pós-graduação que mantinham as suas contas nesses sistemas.
Até aos primeiros anos da década de 90 (talvez mesmo até 1994), o acesso e utilização da Internet estavam praticamente circunscritos a algumas centenas de pessoas na comunidade académica e científica portuguesa, em particular na área da informática e computação.
Recentemente, foi criada a Rede de Ciência, Tecnologia e Sociedade (RTCS). É através da RCTS que se ligam actualmente à Internet as escolas públicas, privadas e profissionais do 5º ao 12º anos e as bibliotecas municipais.

Sem comentários:

Enviar um comentário